domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sinais e Sintomas da Infecção Urinária – algumas considerações


Vamos lá! 

Ao realizar uma pesquisa no ‘Google’ sobre infecção urinária é possível encontrar trilhões de resultados. Todos bons. Ao realizar a mesma pesquisa no ‘Google Acadêmico’, outros trilhões de resultados também serão encontrados. Também bons. Li alguns deles antes de escrever este post.
Por que fiz isto?
Porque me propus a escrever sobre os sinais e sintomas da infecção urinária com um único propósito: ajudar as famílias que são leigas na área da saúde. Portanto, respeitando as evidências científicas, explorarei, aqui, a minha experiência profissional.


Os sinais e sintomas da infecção urinária variam de acordo com a idade da criança e está diretamente relacionado com a capacidade de percepção e de comunicação da mesma. Isto é: um bebê terá que se apresentar ‘doentinho’ (ter febre, perder o apetite, ficar irritado) e não apresentar sinais de outro tipo de infecção, como a de vias aéreas superiores, para que o médico pense em investigar infecção urinária. Neste caso, a cor e o odor da urina também costumam ser consideradas.
Outras situações incluem as crianças portadoras de disrafismo espinhal (malformação congênita da medula e da coluna espinhal) e as que sofreram trauma raquimedular por não serem, na maioria das vezes, capazes de perceber a dor, um importante sintoma da infecção urinária. Nas crianças que realizaram transplante renal, o aumento da creatinina (composto orgânico nitrogenado encontrado no sangue) é um indicativo de infecção urinária, independente da associação com outros sintomas.
As meninas, ainda, estão expostas ao risco de uma situação bastante comum: a associação dos sintomas clássicos da Micção Disfuncional como: alteração no volume, na frequência, na cor e no odor da urina; dor em queimação ao urinar causada pela dermatite amoniacal, a assadura; secreção vaginal com cheiro forte, mais conhecida como ‘corrimento’, com um exame de urina positivo para a presença de micróbios. Na maioria das vezes, esta situação é tratada como infecção urinária por algumas especialidades pediátricas, mesmo que a criança não apresente nenhum dos sintomas clássicos da doença. 


Tá aí, o que é considerado “Tratamento do Exame de Urina” e não da doença da criança.

Feitas estas considerações, pode-se dizer que, apesar das evidências científicas ou da falta delas, relacionadas aos sinais e sintomas da infecção urinária, muitas são as formas de apresentação e de avaliação da mesma.


Certeza mesmo, só que: a infecção urinária é uma doença e a criança que está com infecção urinária está doente, ou seja: além do exame positivo para a presença de micróbios na urina, a criança apresenta sinais e sintomas da doença, sendo que os principais são: febre alta, perda do apetite e dor.
..

51 comentários:

  1. Minha filha de 6 anos se queixa que a vagina doi. Quando fui olhar estava toda assada. Passei a pomada candicort e a assadura sumiu. Passa alguns dias e volta. É sinal de infecção ou será que não está enxugando direito no colégio. Muito obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, experimente oferecer água em volumes parcelados, uns 80 ml por hora, no máximo 1L por dia até ela aprender a beber bastante água.
      Isto diminuirá a acidez da urina.
      Se vc parar de dar água, volta.

      Excluir
    2. Mônica, experimente oferecer água em volumes parcelados, uns 80 ml por hora, no máximo 1L por dia até ela aprender a beber bastante água.
      Isto diminuirá a acidez da urina.
      Se vc parar de dar água, volta.

      Excluir
    3. Minha bebe tá com infecção de urina tá sendo medicada já com antibióticos mais as assaduras não sara.tô preocupado oq faço meninas?me add no whats 015 997689143 lidiane

      Excluir
  2. Minha filha de 6 anos se queixa que a vagina doi. Quando fui olhar estava toda assada. Passei a pomada candicort e a assadura sumiu. Passa alguns dias e volta. É sinal de infecção ou será que não está enxugando direito no colégio. Muito obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tenho 12 anos e ando sentindo muita dor na vagima a 1 semana, essa noite acordei 6:00 horas para urinar e não consegui dormi mais por estava com MT dor e não menstroei ainda vou no upa hj e minha mãe acha que é infecçõe

      Excluir
  3. Minha filha tem 6 anos e está assada demais em fevereiro ficou internada pois teve uma pielonefrite fez tratamento mas há uns Dois dias q ta reclamando que a vagina tá doendo e ela ta assada.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tenho uma filha de 18 anos ela usa fralda e nunca ficou assada a mais de dois dias, agora ela começou a assar e não passa nem melhora. Ela não sabe falar. Está bem vermelho os labios externo e dentro o clitóris está um pouco vermelho e inchado. Usei trok N como de costume e também usei nistatina mas até agora nada. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samaria, ofereça bastante água, de hora em hora. Limpe a região com água morna e algodão a cada 4h e aplique clara de ovo.
      Bata a clara e vá aplicando na região.

      Excluir
  5. Minha filha tem 2 anos e meio, há 15 dias ela foi desfraldada. Para o xixi foi tranquilo ela sempre pede qdo quer fazer e cocô ela fazia na calcinha. Porém, há uns 5 dias ela começou a segurar o cocô o máximo possível, só qdo ela não consegue mais segurar e tem os escapes.
    Ontem ela teve febre de 38graus. Achei que poderia ter sido de tanto segurar o cocô, pois segurou uns 3 dias.
    Hoje notei um corrimento na calcinha, seria infecção de urina? Ela segurando o cocô pode ocasionar infecção de urina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve em um gastroenterologista pediátrico. Constipação é coisa séria.

      Excluir
  6. Meu filho tem 1 ano e 10 meses e está com o saquinho bem vermelho inchado... a frada estava bem cheia de xixi pela manhã, tinha 3 gotas escuras e com o cheiro ruim, ele chorou ao tomar banho. O q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha filha esta vagina enchada e vermelha doi bastante.. ela tem 9 meses

      Excluir
  7. Minha filha tem 3 anos e desde de os 1,5 de idade reclama muito de ardência ao urinar! Sempre faço exame de urina quando ela reclama e nunca da infecção! A vagininha dela fica bem vermelha por dentro...ela reclama demais...pelo menos a cada 2 meses ela tem isso! Dou sempre banho com flgo rosa e passo pomada de tratamento de assaduras! Não sei se isso pode ser de algum alimento que come e deixa a urina muito ácida! Evito sempre dar coisas ácidas pra ela e mesmo assim ela ainda reclama! O que faço para que ela não tenha mais isso? Ja não sei mais o que fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue para mim:(11)970755157

      Excluir
    2. Oi o que vc passou minha bebê de 2 anos e meio está assim,chora muito ao urina😔

      Excluir
  8. Meu filho tem 1 ano e meio e depois que fez 11 meses Já teve varias infecçoes, ele fez o uso da Postec, já não seu mais o que fazer socorro!

    ResponderExcluir
  9. Minha filha tem 7anos e hoje vi q ela esta com a vagina enchada aassada e o glitoris um pouco enchado tambem lavei coloquei nistantina mais tô assutada ela acabou de sair de uma infecção generalizada e tomou muito antibióticos e ficou enternada saiu ontem o q faço me ajudem?

    ResponderExcluir
  10. COMPLEXO HOMEOPÁTICO ALMEIDA PRADO ARSENICUM N° 34 - ENURESE NOTURNA
    R$ 20,75

    Muito útil nas crianças que molham a cama. Incontinência noturna de urina. Paralisia da bexiga. A urina é retida ou paralisia do esfincter vesical e, nesse caso, a urina sai involuntariamente. O paciente urina tão facilmente que chega ao ponto de não perceber sua saída. A urina sai involuntariamente ao tossir.

    APRESENTAÇÃO: 60 comprimidos

    Código: 05020353

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/homeopatia/complexo-homeopatico-almeida-prado-arsenicum-n-34-enurese-noturna.html

    ResponderExcluir
  11. Oi boa noite hoje minha filha de dois anos e 11 mês foi fazer xixi e reclamou que estava doente e fui limpar notei uma cor escura

    ResponderExcluir
  12. Minha filha de 5 anos reclama de dor nos clitóris nao pode nem encostar. Mas visivelmente nao tem nada. O que pode ser ja e a segunda vez q ela reclama?

    ResponderExcluir
  13. Minha filha de 5 anos reclama de dor nos clitóris nao pode nem encostar. Mas visivelmente nao tem nada. O que pode ser ja e a segunda vez q ela reclama?

    ResponderExcluir
  14. Minha filha tem dez anos,toda vez que vai urinar,tem que jogar água,pq queima muito,levei no médico fez exame de urina,a doutora falou que ela tava com infecção de urina,mas quase nada...Ela tá tomando antibiótico a 3 dias e ainda a dor não passa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ofereça água pra sua filha. Mais ou menos 1 litro por dia.

      Excluir
  15. Boa noite minha filha tem 7 anos toda vez q ela termina de urina ela lava pq se não lavar fica andendo doi ela reclama muito não sei oqui fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ofereça água pra sua filha. Mais ou menos 1 litro por dia.

      Excluir
  16. Oi Boa tarde minha filha tem 4 anos e ela vive reclamando de dor na vagina fui olhar era o clitores dela que estava doendo não pide encostar nada nem jogar água que ela reclama de dores o que pode ser

    ResponderExcluir
  17. Ola, tenho uma bebê de 1 ano e 4 meses, ela acordou vomitando fomos ao medico passou exame de sangue, e disse que seria uma virose vindo, deu diarreia, e hoje percebi que ela esta com o clitóris bem inchado, nas trocas de Fraldas, ela não deixa pegar, pode ser assadura vaginal, ou algo mais grave?.

    ResponderExcluir
  18. Minha filha tem cinco anos ja apresentou corrimento e hj fui da banho nela e ao secar ela chorava com dor e coçeira no clitóris fui olhar e estava branco mas ela não deixou eu nem tocar será normal to preocupada?

    ResponderExcluir

  19. Boa tarde! Desde que minha filha tem 2 anos ele sempre reclamava de ardência para urinar, eu corria para fazer exames de urina e nunca tinha dado infecção! Hoje ela está esta com 4 anos e desde dezembro de 2017 ela está tendo infecções de repetição! Já são 4 em 6 meses! Estamos fazendo acompanhamento com a nefrologista, porém nas ultrassonografias está tudo normal! Estamos tentando fazer a uretrocistografia, mais já tive que desmarcar 2 vezes pois ela apresentou infecção perto do dia de fazer o exame! Gostaria de uma luz! Já não sei mais o que fazer e pra onde correr! Me ajude!

    ResponderExcluir
  20. Olá enfermeira tenho um filho de 3 anos alguns dias atrás ele ficou internado com infecção urinária quando ele passou a tomar abióticos em casa reparei que sua bariiga está inchada e normal?

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma filha de dois anos.ela não deixa lavar o clitoris diz que foi..vejo uma macinhas branca oque será

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! Minha filha de 1 ano e 5 meses está se assando direto. E até o ânus dela está muito assado e a vagina também. Ela ate chora quando vou dar banho, deve arder demais. O que pode ser? Já usei até Maizena e nan melhora.

    ResponderExcluir
  23. Oiii minha filha tem 11 anos e estar com o clitóris inchado e com ardência oque eu faço?

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite! Minha filha tem 2 anos e 4 meses a mais de uma semana ela esta com um corrimento amarelado da vagina. Levei até a pediatra dela ela passou flogo rosa 2 dias, remédio de verme 3 dias, trok para passar durante 5 dias e exame de urina. Todo tratamento foi feito e o exame também. O exame não acusou nada. E se eu não fizer o assento o corrimento volta. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  25. Minha neta tem 2 anos e 11meses ela está com febre e fala que dói quando ela faz xixi pode ser infecção urinária

    ResponderExcluir
  26. Minha neta está com febre ela sente dor quando vai urinar pode ser infecção urinária?

    ResponderExcluir
  27. Olá boa noite minha filha de 4 anos estava reclamando com dor na vagina fui verificar e não estava assada mas ao colocar pomada ela disse que onde doia era no clitóris ( na bolinha da vagina) estou passando pomada de assadura com nistatina melhora mas depois volta a reclamar pode ser alguma infecção?

    ResponderExcluir
  28. Oiii minha filha tem 06 anos.. Já é a segunda que ela reclama de ardência na vagina após fazer xixi...parei pra olhar e percebi uma pequenos alteração no clitóris.. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  29. Minha bebê tem 7 meses e quando vou enxugar pós banho ela chora quando pego na pede ótima dela. ontem mesmo ela chorando eu percebi que por dentro dos pequenos lábios está muito vermelho.

    ResponderExcluir
  30. Minha filha de 2 anos e 4 meses reclama que coça e arde a vagina dela, fui olhar estava inchado o clitóris e ao redor vermelho, não dorme que coça demais e dói...

    ResponderExcluir
  31. Minha filha apresentou enchaço na vagina tem um caroço atrás da orelha ela se queixando de dor tô preocupada

    ResponderExcluir
  32. Minha bebê de 11 meses começou a urinar muito pouco cor escura e cheiro forte, tem calafrios. Fui no médico deu infecção urinária. Mais não apresentou febre.

    ResponderExcluir
  33. Olá boa noite ainda nunca vi um caso assim como o da minha sobrinha Ayla
    De apenas 4 meses de idade
    Está saindo uma secreção tipo pus na vagina medicos já fizeram exames e só descobriram q não é rins e nem uretra neste momento estão desconfiando q está saindo do critóris nós mãe dela e família não sabemos mais o q fazer nos ajude! Obg

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!