sábado, 11 de fevereiro de 2012

Infecção Urinária - Conceito



O trato urinário normal é estéril. Infecção do Trato Urinário é doença séria e grave mesmo quando se apresenta como uma simples infecção urinária.
Infecção Urinária é a contaminação do aparelho urinário por micróbios, normalmente, da flora intestinal, entre outros. A contaminação por via ascendente é a mais comum.
É uma doença comum da infância, ocorre em todas as idades, do neonato ao adulto jovem. Durante o primeiro ano de vida, devido ao maior número de malformações congênitas, especialmente válvula de uretra posterior, acomete preferencialmente os meninos. A partir dos 2 anos de idade, durante toda a infância e principalmente na fase pré-escolar, as meninas são acometidas muito mais do que os meninos.
A infecção urinária ocupa um destaque importante na Pediatria, na Nefrologia Pediátrica e na Urologia Pediátrica, porque a sua morbidade e mortalidade, apesar da eficácia dos antibióticos, mantém-se de maneira considerável. E isto não só é devido à relativamente alta incidência,  como também ao risco potencial que representa para a função renal que pode vir  a ser, irreversivelmente comprometida.
As infecções urinárias são responsáveis por aproximadamente 20% de todas as consultas pediátricas, e as ‘crônicas’, as tais infecções urinárias de repetição, constituem uma das principais causas de Insuficiência Renal Terminal, isto é: aquelas crianças que necessitarão precoce ou tardiamente de tratamentos de substituição renal (diálise peritoneal ambulatorial contínua - CAPD, hemodiálise e transplante renal).
No entanto, a maioria das infecções urinárias é simples e fácil de ser tratada, mas se não for este o caso, deve-se lembrar de que, às vezes, a ‘simples’ infecção é apenas um indicativo de uma grave alteração anatômica ou funcional do aparelho urinário que, por sua vez, condiciona o aparecimento da infecção e perpetua a mesma produzindo lesões altamente agressivas ao parênquima renal.
Infecções urinárias de repetição precisam e merecem a avaliação de um Urologista Pediátrico para que este possa averiguar a relação desta infecção com uma possível malformação congênita do trato urinário que precisa de correção cirúrgica e, também, com o funcionamento vesical porque uma bexiga, aparentemente normal anatomicamente, que não funcione bem, pode causar os tais estragos irreversíveis no trato urinário superior: ureteres e rins. 


Concluindo, por mais que possa parecer uma doença relativamente simples,  a verdade é que a infecção urinária segue constituindo-se num intrincado e difícil problema para as especialidades médicas pediátricas que estão a requerer conhecimentos cada vez mais profundos sobre os fenômenos que cortejam e que podem conduzi-la a situações clínicas graves, na sua evolução ou simplesmente surgir como um fato clínico aparentemente benigno, como, o de uma bacteriúria assintomática.
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!