domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sinais e Sintomas da Infecção Urinária – algumas considerações


Vamos lá! 

Ao realizar uma pesquisa no ‘Google’ sobre infecção urinária é possível encontrar trilhões de resultados. Todos bons. Ao realizar a mesma pesquisa no ‘Google Acadêmico’, outros trilhões de resultados também serão encontrados. Também bons. Li alguns deles antes de escrever este post.
Por que fiz isto?
Porque me propus a escrever sobre os sinais e sintomas da infecção urinária com um único propósito: ajudar as famílias que são leigas na área da saúde. Portanto, respeitando as evidências científicas, explorarei, aqui, a minha experiência profissional.


Os sinais e sintomas da infecção urinária variam de acordo com a idade da criança e está diretamente relacionado com a capacidade de percepção e de comunicação da mesma. Isto é: um bebê terá que se apresentar ‘doentinho’ (ter febre, perder o apetite, ficar irritado) e não apresentar sinais de outro tipo de infecção, como a de vias aéreas superiores, para que o médico pense em investigar infecção urinária. Neste caso, a cor e o odor da urina também costumam ser consideradas.
Outras situações incluem as crianças portadoras de disrafismo espinhal (malformação congênita da medula e da coluna espinhal) e as que sofreram trauma raquimedular por não serem, na maioria das vezes, capazes de perceber a dor, um importante sintoma da infecção urinária. Nas crianças que realizaram transplante renal, o aumento da creatinina (composto orgânico nitrogenado encontrado no sangue) é um indicativo de infecção urinária, independente da associação com outros sintomas.
As meninas, ainda, estão expostas ao risco de uma situação bastante comum: a associação dos sintomas clássicos da Micção Disfuncional como: alteração no volume, na frequência, na cor e no odor da urina; dor em queimação ao urinar causada pela dermatite amoniacal, a assadura; secreção vaginal com cheiro forte, mais conhecida como ‘corrimento’, com um exame de urina positivo para a presença de micróbios. Na maioria das vezes, esta situação é tratada como infecção urinária por algumas especialidades pediátricas, mesmo que a criança não apresente nenhum dos sintomas clássicos da doença. 


Tá aí, o que é considerado “Tratamento do Exame de Urina” e não da doença da criança.

Feitas estas considerações, pode-se dizer que, apesar das evidências científicas ou da falta delas, relacionadas aos sinais e sintomas da infecção urinária, muitas são as formas de apresentação e de avaliação da mesma.


Certeza mesmo, só que: a infecção urinária é uma doença e a criança que está com infecção urinária está doente, ou seja: além do exame positivo para a presença de micróbios na urina, a criança apresenta sinais e sintomas da doença, sendo que os principais são: febre alta, perda do apetite e dor.
..

24 comentários:

  1. Minha filha de 6 anos se queixa que a vagina doi. Quando fui olhar estava toda assada. Passei a pomada candicort e a assadura sumiu. Passa alguns dias e volta. É sinal de infecção ou será que não está enxugando direito no colégio. Muito obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, experimente oferecer água em volumes parcelados, uns 80 ml por hora, no máximo 1L por dia até ela aprender a beber bastante água.
      Isto diminuirá a acidez da urina.
      Se vc parar de dar água, volta.

      Excluir
    2. Mônica, experimente oferecer água em volumes parcelados, uns 80 ml por hora, no máximo 1L por dia até ela aprender a beber bastante água.
      Isto diminuirá a acidez da urina.
      Se vc parar de dar água, volta.

      Excluir
    3. Minha bebe tá com infecção de urina tá sendo medicada já com antibióticos mais as assaduras não sara.tô preocupado oq faço meninas?me add no whats 015 997689143 lidiane

      Excluir
  2. Minha filha de 6 anos se queixa que a vagina doi. Quando fui olhar estava toda assada. Passei a pomada candicort e a assadura sumiu. Passa alguns dias e volta. É sinal de infecção ou será que não está enxugando direito no colégio. Muito obrigada desde já

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem 6 anos e está assada demais em fevereiro ficou internada pois teve uma pielonefrite fez tratamento mas há uns Dois dias q ta reclamando que a vagina tá doendo e ela ta assada.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tenho uma filha de 18 anos ela usa fralda e nunca ficou assada a mais de dois dias, agora ela começou a assar e não passa nem melhora. Ela não sabe falar. Está bem vermelho os labios externo e dentro o clitóris está um pouco vermelho e inchado. Usei trok N como de costume e também usei nistatina mas até agora nada. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samaria, ofereça bastante água, de hora em hora. Limpe a região com água morna e algodão a cada 4h e aplique clara de ovo.
      Bata a clara e vá aplicando na região.

      Excluir
  5. Minha filha tem 2 anos e meio, há 15 dias ela foi desfraldada. Para o xixi foi tranquilo ela sempre pede qdo quer fazer e cocô ela fazia na calcinha. Porém, há uns 5 dias ela começou a segurar o cocô o máximo possível, só qdo ela não consegue mais segurar e tem os escapes.
    Ontem ela teve febre de 38graus. Achei que poderia ter sido de tanto segurar o cocô, pois segurou uns 3 dias.
    Hoje notei um corrimento na calcinha, seria infecção de urina? Ela segurando o cocô pode ocasionar infecção de urina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve em um gastroenterologista pediátrico. Constipação é coisa séria.

      Excluir
  6. Meu filho tem 1 ano e 10 meses e está com o saquinho bem vermelho inchado... a frada estava bem cheia de xixi pela manhã, tinha 3 gotas escuras e com o cheiro ruim, ele chorou ao tomar banho. O q eu faço?

    ResponderExcluir
  7. Minha filha tem 3 anos e desde de os 1,5 de idade reclama muito de ardência ao urinar! Sempre faço exame de urina quando ela reclama e nunca da infecção! A vagininha dela fica bem vermelha por dentro...ela reclama demais...pelo menos a cada 2 meses ela tem isso! Dou sempre banho com flgo rosa e passo pomada de tratamento de assaduras! Não sei se isso pode ser de algum alimento que come e deixa a urina muito ácida! Evito sempre dar coisas ácidas pra ela e mesmo assim ela ainda reclama! O que faço para que ela não tenha mais isso? Ja não sei mais o que fazer....

    ResponderExcluir
  8. Meu filho tem 1 ano e meio e depois que fez 11 meses Já teve varias infecçoes, ele fez o uso da Postec, já não seu mais o que fazer socorro!

    ResponderExcluir
  9. Minha filha tem 7anos e hoje vi q ela esta com a vagina enchada aassada e o glitoris um pouco enchado tambem lavei coloquei nistantina mais tô assutada ela acabou de sair de uma infecção generalizada e tomou muito antibióticos e ficou enternada saiu ontem o q faço me ajudem?

    ResponderExcluir
  10. COMPLEXO HOMEOPÁTICO ALMEIDA PRADO ARSENICUM N° 34 - ENURESE NOTURNA
    R$ 20,75

    Muito útil nas crianças que molham a cama. Incontinência noturna de urina. Paralisia da bexiga. A urina é retida ou paralisia do esfincter vesical e, nesse caso, a urina sai involuntariamente. O paciente urina tão facilmente que chega ao ponto de não perceber sua saída. A urina sai involuntariamente ao tossir.

    APRESENTAÇÃO: 60 comprimidos

    Código: 05020353

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/homeopatia/complexo-homeopatico-almeida-prado-arsenicum-n-34-enurese-noturna.html

    ResponderExcluir
  11. Oi boa noite hoje minha filha de dois anos e 11 mês foi fazer xixi e reclamou que estava doente e fui limpar notei uma cor escura

    ResponderExcluir
  12. Minha filha de 5 anos reclama de dor nos clitóris nao pode nem encostar. Mas visivelmente nao tem nada. O que pode ser ja e a segunda vez q ela reclama?

    ResponderExcluir
  13. Minha filha de 5 anos reclama de dor nos clitóris nao pode nem encostar. Mas visivelmente nao tem nada. O que pode ser ja e a segunda vez q ela reclama?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!