segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Infecção Urinária – Tratamento



Na área da saúde é comum buscar a evidência científica para subsidiar as ações, mas, infelizmente, em se tratando de diagnóstico, como já vimos no post anterior, e tratamento da infecção urinária na infância, grande parte das diretrizes para diagnóstico e tratamento desta infecção ainda está baseada em opiniões consensuais e dogmáticas. Trabalhos multicêntricos, randomizados, controlados, duplo-cegos que busquem um consenso científico concreto precisam ser realizados para que as intervenções necessárias para a melhoria da qualidade do diagnóstico e da condução da infecção urinária na infância deixem de ser fragmentadas.
As opiniões são tão divergentes que, em algumas situações, são extremas. Um bom exemplo desta condição é a divergência de conduta que existe entre a Urologia Pediátrica e a Nefrologia Pediátrica. Enquanto a Urologia Pediátrica só considera infecção urinária e trata se houver a associação dos sintomas com o exame de urina, a Nefrologia Pediátrica considera infecção urinária e trata um exame de urina positivo para micróbios mesmo que a criança não apresente nenhum sintoma.
Por defender a conduta da Urologia Pediátrica, considero infecção urinária, somente, a associação dos sintomas com o exame de urina positivo para micróbios.
Portanto, se infecção urinária é uma doença caracterizada por um processo inflamatório decorrente de uma contaminação por micróbios, normalmente, bactérias do aparelho digestivo, espera-se que a criança apresente sintomas da doença e o tratamento deve abranger a causa e os sintomas.


Para tratar a infecção urinária é necessário realizar Urocultura e Antibiograma, exame de urina que identifica o micróbio causador e o antibiótico de escolha para matá-lo. A duração do tratamento depende do antimicrobiano usado. Sintomas como febre e dor, também, são tratados com a prescrição de analgésicos e antitérmicos.


Dica: ofereça ao seu filho líquido em volumes razoáveis e de hora em hora. Não espere que ele peça a água. A sede, por si só, já é sinal de desidratação.  
..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!