sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bexiga Neurogênica


Ãhhhhh... O que é isso?


Calma... Muita calma nesta hora.
Já que falamos um pouco sobre a bexiga, agora podemos falar sobre um de seus defeitinhos.
A bexiga para esvaziar transmite a sensação de cheia para a medula espinhal. Mas, e quando a medula adquire ou já nasce com algum defeito?

Vamos por partes.

É através da medula espinhal que ocorrem as conexões neurais que transmitem os impulsos sensoriais e motores do cérebro para o corpo e do corpo para o cérebro. Cada parte da nossa coluna vertebral controla alguma coisinha em nosso corpo e a “parte” sacral controla parte dos membros inferiores, a sensibilidade da região genital e o funcionamento da bexiga e do intestino.


A micção está sujeita a mecanismos dependentes dos centros nervosos, assim, qualquer lesão nervosa que interfira nesses mecanismos causará modificação no funcionamento da bexiga. Desta forma, acontecerá uma disfunção da bexiga de origem neurológica denominada BEXIGA NEUROGÊNICA.


Qualquer lesão medular na região sacral vai afetar a bexiga?


Sim. A bexiga neurogênica, então, pode ser congênita, quando a criança nasce com alguma lesão medular, ou adquirida, como o próprio nome já diz, quando alguma lesão na medula é adquirida em alguma situação de trauma medular.
Inclusive, a novela “Viver a Vida”, uma das novelas da Rede Globo, abordou o tema trauma raquimedular e mostrou o drama vivido por Luciana, personagem de Aline Moraes, que após sofrer um acidente de carro, teve um trauma raquimedular (lesão na medula), foi parar numa cadeira de rodas e passou a tirar o xixi com um cateterzinho várias vezes ao dia. Isto é: a personagem da novela evoluiu com bexiga neurogênica por causa da lesão medular e teve que esvaziar a sua bexiga fazendo Cateterismo Intermitente Limpo (CIL).


Exemplos mais comuns de doenças que cursam com bexiga neurogênica:
Congênita: Mielomeningocele, Espinha Bífida.
Adquirida: Trauma Raquimedular. Esse trauma pode ser causado por um acidente automobilístico ou até por uma simples queda.
        ..
        Colaboração de Suellen Santos.
Obrigada!
.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!