segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Uretra


Uretra: uma para cada um


É um canal membranoso que parte da bexiga e termina na superfície exterior do corpo, no pênis ou vulva.

Uretra Masculina e Feminina


A uretra da menina é mais simples. Está logo detrás do púbis e anteriormente à vagina e é bem curta, nas mulheres tem, em média, 5 cm. Esta estrutura passa no diafragma urogenital, composto por músculo esquelético formando o esfíncter externo da uretra, que é voluntário. O orifício uretral externo localiza-se entre a vagina e o clitóris e está protegido pelos grandes lábios da vulva.


A uretra do menino é mais complexa mede aproximadamente uns 16 cm.
Diferencia-se em três partes: prostática, membranosa e esponjosa:
·         Parte prostática – uretra prostática: recebe este nome porque atravessa a glândula prostática. Inicia-se imediatamente após a saída do colo vesical e termina na extremidade inferior da próstata. Aqui a uretra recebe os componentes do esperma.  
·         Parte membranosa – uretra membranosa: está envolvida por uma densa camada de músculo esquelético que constitui o esfíncter externo uretral, o esfíncter voluntário.
·         Parte esponjosa – uretra esponjosa ou cavernosa: é a mais longa, segue o corpo esponjoso do pênis e termina no meato da glande do pênis, o meato uretral.

Função

A uretra é um canal e sua função é transportar a urina desde a bexiga até o exterior. O seu esfíncter permite o controle consciente do esvaziamento da bexiga.
No homem a uretra é também a porção terminal do trato reprodutor. Ela recebe na sua porção média os espermatozóides dos canais seminíferos e atravessa a próstata, da qual recebe o líquido viscoso produzido por esta glândula, que juntamente com os espermatozóides constitui o esperma. Na mulher a uretra não tem funções reprodutivas.
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!