terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Aparelho reprodutor


Menino e menina


A urologia se apresenta para os homens, assim como a ginecologia se apresenta para a mulher, como o ramo da medicina dedicado ao estudo da procriação e da sexualidade.
A Urologia Pediátrica atende todas as doenças congênitas ou adquiridas do aparelho reprodutor masculino e algumas do aparelho reprodutor feminino, em especial: as malformações da vagina e da vulva.

Aparelho reprodutor masculino


Pênis: órgão reprodutor e excretor do organismo masculino, contendo em seu interior a uretra que é responsável pela eliminação da urina e pela condução do sêmen que contém os espermatozoides. Esse órgão é formado por tecido cavernoso e esponjoso, que se intumesce em razão da grande vascularização, de acordo com a libido do indivíduo em ocasião à reprodução, proporcionando a ereção deste órgão.
Bolsa testicular ou escroto: cavidade que aloja e protege os testículos. É responsável pela manutenção da temperatura adequada à fisiologia dos mesmos.
Testículos: são glândulas que se alojam no escroto. Produzem os gametas masculinos, a espermatogênese, no interior dos túbulos seminíferos a partir de células germinativas primordiais, além de sintetizarem a testosterona, hormônio sexual masculino.

Aparelho reprodutor feminino - vulva


Diferentemente do aparelho reprodutor masculino que a urologia cuida em sua totalidade, do feminino, a urologia cuida apenas da vulva ou pudendo que é o conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino externo: lábios vaginais, orifício da uretra, abertura da vagina e clitóris.
Lábios vaginais – grandes e pequenos lábios: são dobras da pele formadas por tecido adiposo, sendo responsáveis pela proteção do aparelho reprodutor feminino.
Clitóris: órgão sensível e prazeroso do organismo feminino.
Vagina: canal que recebe o pênis durante o ato sexual, servindo também como conduto para eliminação do fluxo menstrual e concepção no momento do parto normal.
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!