sábado, 11 de fevereiro de 2012

Infecção Urinária




A Infecção Urinária ou Infecção do Trato Urinário ou, simplesmente, ITU é a segunda doença mais comum na infância, perde somente para as infecções respiratórias. 
Vale lembrar que as ITUs ocorrem, mais frequentemente, em crianças até os seis anos de idade, especialmente nas meninas, e em mulheres jovens. A prevalência dessas infecções se eleva com a idade, passando a representar doença de grande importância em adultos idosos. No entanto, abordarei, aqui, somente sobre as ITUs nas crianças e adolescentes.
Para facilitar a compreensão, descreverei a ITU de forma bem fragmentada: assunto por assunto, situação por situação e o que mais considerar conveniente para tentar abranger todos os aspectos da infecção urinária na infância.
Então, ao que interessa!         
Inicialmente, os assuntos serão divididos sem nenhuma relevância, mas com o intuito de facilitar a nossa comunicação. São eles:
Conceito e o que ‘parece’ similar
Sinais e sintomas
Exames diagnósticos
Tratamento
A doença como sintoma de outra doença
Prevenção


Acredito que, com esta abordagem, conseguirei desenvolver todos os aspectos da ITU e esclarecer os pais das crianças e adolescentes sobre um tema que gera muita discussão nas especialidades médicas, especialmente: na Urologia Pediátrica e na Nefrologia Pediátrica, especialidades que cuidam de crianças com Infecção Urinária, às vezes, associada a outras doenças.
Apesar de compactuar com a conduta da UroPed defenderei a evidência científica, independente da linguagem coloquial utilizada neste espaço, obviamente.
.. 

Um comentário:

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!