domingo, 12 de fevereiro de 2012

Infecção Urinária – Diagnóstico




Parece fácil fazer diagnóstico de infecção urinária na criança e no adolescente, mas não é.
A própria família colabora para que a avaliação clínica não seja soberana. Cito como exemplo algumas informações que são relevantes para o médico e que por, aparentemente, não serem para a família, são descuidadas.
São elas:
Frequência miccional – a criança com infecção urinária tende a apresentar aumento na frequência das micções. Nem sempre a alteração no número de micções da criança por dia é percebida pela família. Lembrando que urinar é um ato fisiológico e depois que a criança adquire o controle da micção, o ato de urinar deixa de ser relevante para a família, naturalmente.


Cor e odor da urina – a alteração da cor e do odor é, frequentemente, a situação que mais incomoda as famílias, mas quando questionadas sobre a ingestão de líquidos, todas afirmam, categoricamente, que a criança toma muita água por dia.


Dor – na infecção urinária a camada interna da bexiga está inflamada. Se a infecção comprometer o trato urinário superior (ureteres e rins), a área comprometida pelo processo inflamatório será ainda maior.


Febre – a temperatura corporal aumenta na infecção. Valores acima de 38ºC indicam que algo está errado. Pode até não ser infecção urinária, mas precisa ser investigado.


Exame de urina – trata-se de um método diagnóstico simples e eficaz se a urina for colhida com critérios de higiene rigorosos.



A técnica ideal para a coleta de urina em crianças febris de dois meses a dois anos de idade, do sexo feminino e naquelas do sexo masculino não circuncidadas, uma vez que nestes casos a coleta por saco coletor apresenta alto grau de contaminação é a realizada por métodos invasivos: punção suprapúbica ou cateterização uretral.
Após a aquisição do controle esfincteriano, a coleta por jato médio torna-se possível e apresenta resultados confiáveis.  

Outros exames podem ser solicitados, pelo médico, quando ele considerar que a investigação diagnóstica precisa ser mais abrangente.
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