quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fisiologia da Micção


           Xixi: eu faço, tu fazes e... eles fazem 
     

A bexiga, aquela “bolsinha poderosa” que tem função de receber a urina dos rins e armazená-la, tem também como função o esvaziamento e é dele que vamos falar agora, ou dela, a micção, o famoso fazer xixi.
Fazer xixi é simples, é só sentir vontade, ir ao banheiro Eeeeeee........ fazer xixi. É exatamente assim, porém a bexiga tem alguns segredinhos para funcionar.
No geral quando a bexiga está quase cheia de urina ela transmite essa sensação à medula espinhal, depois ao córtex cerebral permitindo então a inibição consciente do reflexo da micção até que a criança possa ir fazer xixi.
O início do fluxo urinário, através da uretra, provoca a contração reflexa de bexiga, ou seja, assim que se inicia a micção o músculo detrusor, tanto o do fundo quanto o do colo da bexiga, contrai-se sobre a urina no fundo da bexiga, os orifícios ureterais se fecham, o colo da bexiga alarga e encurta conforme tracionado para cima, diminui a resistência do músculo do colo da bexiga (esfíncter interno), o esfíncter externo relaxa e o xixi sai.
Em lactentes e crianças novinhas a micção é um ato involuntário, já que a mesma é acionada por um reflexo na medula espinhal avisando que a bexiga está cheia, o músculo detrusor então se contrai e o esfíncter externo relaxa.
Conforme a bexiga cresce e começa a caber mais xixi, o esfíncter externo ganha tono muscular, por isso, com dois a três anos de idade a criança torna-se consciente da vontade de urinar e já pode aprender a controlar os músculos pélvicos de forma a manter o esfíncter externo fechado urinando de acordo com a sua vontade. Isto acontece porque, paralelamente, o sistema nervoso continua amadurecendo, consequentemente, permitindo a inibição da contração involuntária do detrusor.
Para existir a continência, a bexiga precisa funcionar como um sistema de estocagem de baixa pressão. Isto é: diferentemente do que muitos pensam, quando a bexiga vai enchendo, a pressão vesical não aumenta, ela permanece baixa, porque a bexiga possui a capacidade de se adaptar ao volume com baixa pressão.
A pressão que a bexiga exerce sobre a urina deve permanecer abaixo de 20 cm de H2O. Quando a pressão alcança de 20 a 40 cm, a criança precisa de acompanhamento do Urologista Pediátrico e tratamento e quando a pressão é maior que 40 cm de água, a criança precisa do Urologista Pediátrico, de medicamento ou cirurgia e de nós, as enfermeiras mais lindas da UroPed para capacitar a criança e/ou mãe para realizar o Cateterismo Intermitente Limpo – CIL.
Como toda regra tem sua exceção, a bexiga, às vezes, tem um defeitinho que pode acabar gerando muitos problemas para a criança. Os mais comuns são: Infecção Urinária, Refluxo Vesicoureteral – RVU, Micção Disfuncional e, como exemplo clássico, pode citar a Enurese Noturna, o famoso “xixi na cama”.
..
Colaboração de Suellen Santos.
Obrigada!
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!