sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Infecção Urinária – Causas



Infecção urinária, assim como todas as outras doenças, não cai do céu. Alguma coisa aconteceu ou está acontecendo para que a criança apresente esta infecção.
Muitas são as situações que favorecem o aparecimento da infecção urinária. Até a idade da criança tem sua relevância.
No primeiro ano de vida, especialmente nos primeiros meses, a principal causa de infecção urinária é a malformação congênita como: Válvula de Uretra Posterior e Mielomeningocele.
Com o crescimento da criança, outras situações costumam favorecer o aparecimento da infecção urinária. Nos meninos, podemos destacar a fimose, principalmente, por causa da dificuldade em se realizar uma higiene adequada; nas meninas, as disfunções miccionais por manterem a vulva continuamente contaminada.
Outra situação apontada pela literatura como causadora de infecção urinária, nas meninas, é a constipação intestinal, mas... “esta enfermeira/blogueira que aqui vos fala” não acredita nesta hipótese por entender que a constipação intestinal não vem isolada, isto é: em alguns anos trabalhando com esta população, nunca encontrei uma garota que tivesse constipação intestinal e não tivesse nenhuma alteração no seu padrão miccional.

Portanto, mamães do meu coração, se sua filha é constipada, averigue, também, seus hábitos de eliminação vesical:


Porque a menina com controle da micção:


Urinar é uma ação fisiológica e por isso as famílias tendem a não prestar muita atenção nos hábitos miccionais da criança, em especial, das meninas. Em situações de normalidade, não precisa monitorar mesmo, mas se esta criança tem ou teve um episódio de infecção urinária e não tem nenhuma outra doença capaz de favorecer a infecção, fique de olho!

Espera-se que criança que toma água em volumes e com frequência regular tenha hábitos miccionais mais adequados, consequentemente, menor chance de ter infecção urinária.
 ..

3 comentários:

  1. Oi gostaria muito de entrar em contato com vc! Tenho uma filha com mielo e sem sequelas, na realidade a unica sequela é o problema com os esfincters ela não segura a urina e nem as fezes..
    deixo meu msn para que possamos entrar em contato
    é aidagarciasampaio@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aída!
      Mande e-mail: mj-felizardo@uol.com.br. Não tenho MSN

      Excluir
  2. Boa noite, pode me indicar um urologista especialista em Mielomeningocele?
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!