domingo, 5 de fevereiro de 2012

Entendendo o Aparelho Urinário


Sistema urinário


O Aparelho urinário é um dos responsáveis pela manutenção da homeostase, o equilíbrio necessário para a manutenção da vida.
Filtrando o sangue e produzindo a urina, o aparelho urinário elimina o excesso de água e substâncias indesejáveis ingeridas ou produzidas pelo metabolismo corporal.
Este aparelho é constituído por órgãos que elaboram, armazenam temporariamente e eliminam a urina. São eles: 2 Rins, 2 Ureteres, 1 Bexiga e 1 Uretra.


A urina é produzida nos rins e transportada até a bexiga pelos ureteres onde fica armazenada até que venha a vontade de urinar e, pela uretra, é expelida para o meio externo.
A vontade de urinar ou desejo miccional acontece quando a bexiga está cheia, portanto a quantidade de urina expelida em cada micção, ato de urinar espontaneamente, deve corresponder à capacidade vesical funcional da bexiga da criança, isto é: quantidade de urina que cabe na bexiga da criança.
Para avaliarmos se o volume urinado por micção é o ideal para a criança podemos usar a fórmula recomendada pela ICCS (International Children's Continence Society): (idade X 30) + 30. Esta fórmula é simples, fácil de aplicar e eficaz, pois basta multiplicar a idade por 30 e somar mais 30. Ex: uma criança com 6 anos deve urinar, em média, 210 mL por vez. Vejamos: (6 X 30) + 30 = 180 + 30 = 210


Vale lembrar que esta fórmula só pode ser aplicada para avaliar a capacidade de bexigas normais e em crianças que tenha menos de 12 anos. 
..

108 comentários:

  1. ótimo Maria Jose gostei eme ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Maria José
      Gostaria de tirar uma duvida. Fala ai em capacidade em uma criança normal. Ok meu filho tem mielo. Pesa 13.600 e mede 92 cm. Esta nesse momento no ultimo urodinamico armazenou 110 ml. Ele nao faz cat pois o residuo encontrados em testes é de 5 ml.
      O que acha?
      Pode me enviar um email mileprado@hotmail.com gostaria de conversar e tirar algumas duvidas.
      Milene

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem 4 anos e no seu último ultrason a sua bexiga estava com 468 mL, segundo o médico ela rem q fazer fisioterapia. Como seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser me ligar: (11) 97075-5157

      Excluir
    2. Qual tempo que leva para esvaziar a bexiga de uma criança??? e qual volume expelido ??

      Excluir
    3. O tempo depende do volume e o volume, da idade.

      Excluir
  4. Bom dia Tudo bem ??

    Como seria então para uma criança que tem 6 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crianças com idade menor que 1 ano, não medimos, normalmente, por causa da dificuldade natural. Mas... Espera-se que a bexiga de uma criança de 6 meses armazene, em média, 53 ml. O cálculo é outro.

      Excluir
    2. qual é a fórmula?? pois estou fazendo uma pesquisa

      Muito Obrigada

      Excluir
    3. Se vc quiser me ligar, poderemos conversar.

      Excluir
  5. Olá, meu bebê tem 11 meses e nasceu com um rim somente, mas é um rim de tamanho maior que o normal. Ele faz em média 20 a 30 ml de xixi por vez. Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para responder porque esta análise precisa de mais dados.
      Mas... Vc está levando seu bebê num urologista pediátrico?
      Se não tiver, leve!

      Excluir
    2. Olá estamos levando sim. Ontem ele fez um exame na bexiga para ver isso.

      Excluir
    3. Boa tarde Solange , gostaria de conversar com vc , a minha filha tbm nasceu com 1 rim ela está com 2 anos

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi bom dia meu filho tem bexigoma e gostaria de saber mais sobre o problema e o tratamento ,e se tem cura desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Oi bom dia meu filho tem bexigoma e gostaria de saber mais sobre o problema e o tratamento ,e se tem cura desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane,não dá pra responder sem dados. Se vc quiser me ligar, conversaremos. Tel: (11)970755157

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Rayane,não dá pra responder sem dados. Se vc quiser me ligar, conversaremos. Tel: (11)970755157

      Excluir
  9. Olá.
    Sou produtora de fraldas de pano e gostaria de saber o calculo para bebês para saber, em média, para melhorar a qualidade dos tecidos absorventes da urina. Gostaria de saber tbm se o calculo acima pode ser usado para crianças de 02,03 anos.
    Qual o volume da bexiga de um menino de 02 anos? E de uma menina?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bexiga de uma criança normal de 2 anos, independente do sexo,deve armazenar até 90ml.

      Excluir
    2. Minha filha tem 6 anos ela só tem um Rim de tamanho grande gostaria de saber o exame de bexiga deu 53,8ml mas vai 1vez ao banheiro fazer xixi faos em pouquinho em pouquinho e normal

      Excluir
    3. Não é normal. Consulte um urologista pediátrico.

      Excluir
  10. Quanto uma criança deve urinar por dia

    ResponderExcluir
  11. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  12. minha filha tem dois anos e faz muito xixi de vez enquanto, mais o xixi e cristalino não tem cheiro e ela não reclama quando vai urinar, isso e normal em criança fazer xixi de vez enquanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua pergunta.
      Por favor, descreva a situação.

      Excluir
  13. Ola Maria minha filha tem 10 anos e ela so urina uma vez por dia quando levanta isso é normal?

    ResponderExcluir
  14. Olá Maria!
    Minha filha tem 3 anos e meio e de uns dias pra cá venho notado que ela vaí várias vezes ao banheiro. Sempre urina pouco, porém a urina é bem clarinho e ela não reclama de dor. Hj anotei todas as vezes que foi ao banheiro e contabilizei 13 idas... Isso é normal? Quantas vezes uma criança dessa idade vai ao banheiro? Lembrando que não tomou líquido em excesso. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A frequência está maior que o esperado. Se quiser, meça o volume urinado por vez, durante 3 dias, que calcularei pra vc.

      Excluir
  15. Boa noite Maria José,

    Gostaria de orientações suas para o caso de minha filha. Tenho uma bebê de 8 meses que não faz xixi durante a noite enquanto dorme e de dia urina pouco. Já fiz ultrassonografias das vias urinárias e deu tudo normnal. Ela mama e já bebe água e outros alimentos. O que devo fazer e o que pode ser?


    tra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levar em um urologista pediátrico.

      Excluir
    2. Minha filha tem 2 anos o máximo de urina por dia e 3x e ela toma muito liquido, mas acho que não urina o suficiente.. Já levei ao medico e disseram que estava tudo normal.. Não ha infecção... Não sei o que posso fazer.

      Excluir
    3. Minha filha de 1 ano e 8 meses TB está nessa situação diminuiu frequencia do xixi, agora faz no máximo xixi 3 vezes no dia as vezes prende tanto tempo que fico morrendo de pena, mas n se queixa. Já levei na pediatra está a fazer exames mas não dá nada. Estou muito preocupada, ela ainda mama..

      Excluir
  16. Boa tarde minha filha vem fazendo muitas vezes xixi ao dia ela tem 3 anos quantos xixi por dia seria normal? Obrigda

    ResponderExcluir
  17. Boa noite qual o tamanho normal dos rins de uma criança de 6 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta um pouco grande o medico neuflologista pediu uns exames mas avançado mas nas veias perto do Rim está delatando

      Excluir
    2. Não. Consulte um urologista pediátrico.

      Excluir
  18. Bom dia Maria Jose.Minha sobrinha tem 15 anos de idade e estamos enfrentando dificuldades,ela ainda faz xixi na cama a noite não são tds as noites, levamos ela ao médico e ele disse que não era problema urológico e que era normal. Conheci seu blog hj e vi que vc tem uma vasta experiencia no assunto vc poderia nos orientar por favor, pois acho que não é normal.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Maria José, tudo bem?
    Meu filho tem dois anos e dois meses e de uns dias para ca começou a urinar menas vezes por dia... chega a ficar seis horas a oito horas sem urinar.. as vezes durante a noite também não urina amanhece sequinho so urina depois de mamar.. ele nasceu com o rim esquerdo um pouco dilatado mais sem repercussão aguma... agora na ultima US ja deu quase normalizado.... o que pode ser tanto tempo sem urinar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve em um urologista pediátrico para uma avaliação.

      Excluir
  21. Maria José estou aqui angustiada. Em fevereiro deste ano minha filha de 2 anos ficou uns 3 dias urinando de 2 a 3 vezes por dia, fez exame de urina não deu nada e normalizou. De terça pra quarta desta semana ele ficou fez xixi as 22 horas e depois só no dia seguinte por volta das 13 horas. Hoje durante o dia todo fez só 2 vezes. No início da semana ela estava com estomatite mas agora está super bem, comendo, brincando. Pergunto se dói e ela diz q não. Devo me preocupar com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve se preocupar sim. Leve em um urologista pediátrico para uma avaliação.

      Excluir
  22. Boa noite minha filha tem 4 anos vai pouco no banheiro acorda de manhã não faz xixi vai antes de ir no Colégio porque eu mando ai por 13hs chega do Colégio e não faz xixi faz antes de dormir ai por 22hs estou preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve em um urologista pediátrico para uma melhor avaliação.

      Excluir
  23. Eu gostei muito da publicação e das perguntas realizadas! Bem, gostaria de tirar uma dúvida, uma criança com Bexiga Hiperativa (sei que o diagnóstico ainda é um pouco "confuso" para alguns médicos, pais, familiares e educadores), de 6 anos de idade, tem indicação para a fisioterapia, certo? O que a senhora acha deste tratamento e do tratamento que alguns urologistas indicam como a "Estimulação sacral"? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  24. O tratamento da bexiga hiperativa, na criança, depende do quanto está afetando. Contrações com baixa amplitude costumam passar despercebidas. Quanto à fisioterapia e/ou estimulação sacral, não tenho experiência para emitir uma opinião. No serviço onde trabalho,não fazemos.

    ResponderExcluir
  25. Meu filho tem 4 anos e 4 meses e faz muito xixi .quantas vezes é considerado normal?

    ResponderExcluir
  26. Meu filho tem 4 anos e 4 meses e faz muito xixi .quantas vezes é considerado normal?

    ResponderExcluir
  27. Meu filho tem 4 anos e 4 meses e faz muito xixi .quantas vezes é considerado normal?

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde Dr,minha filha ten quatro anos e faz xixi de pouquinho em pouquinho levei ela no Nefrologista ela fez um exame chamado dinâmica d micçao e constatou bexiga com volume de 237ml,a Nefro indicou só para lembrar ela de fazer xixi,isso foi o correto da parte da médica pois o volume de capacidade está muito aumentada para idade da minha filha.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia dr,tem dia que minha filha faz xixi normal,mais tem dia que ela fica quase 10 horas sem fazer xixi faz antes de dormir e depois do no outro dia quando acorda e mama,ela tem 2 anos de idade

    ResponderExcluir
  30. Bom dia dr. Minha filha tem 6 anos e vai muito pouco ao banheiro, umas 3 vezes ao dia, mais faz bastante xixi qdo vai. Comigo acontece a mesma coisa. Poderia então ser hereditário??
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é hereditário. Consulte um urologista pediátrico.

      Excluir
  31. Oi.tenho um filho de 5 meses.e a mais ou menos uma semana bom notando que a quantidade de urina dele diminuiu drasticamente.coloco a fralda nele cedo da noite e no outro dia de manhã está quase igual.estou em pânico do meu filho está com algum problema mais grave.ja fiz exame de urina.r não deu nenhuma alteração.ele mama fórmula Nan ar.e toma água normal. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Dra. Qual o volume diário de urina para uma criança de 2anos?
    Vi o cálculo, e a bexiga aguenta até 90ml. Mas qual seria o volume total em um dia considerado normal pra essa idade?.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia. Meu filho faz 3 anos dia 15 de outubro, e de uns dias pra cá ele quase não faz xixi,ele ja ficou 24 horas sem fazer xixi,mas ele não queixa nada,continua brincando normal. Quero saber se isso é normal. Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde ! Tenho uma menina de 2 anos e 5 , no qual a uma semana ela está com estomatite e tem tido quadro de febre , e percebi que ela está levando horas para urinar , é normal devido a bactéria , já levei no pronto socorro 2 vezes...estou perdida querendo ajuda...hj ela não fez xixi desde as 07:30 até o momento das 13:00 horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ofereça água até a urina ficar da cor de chá de camomila.

      Excluir
  35. Olá, tenho uma filha de 2 anos e 2 meses, ela não irá mais fraldas. Nos últimos dias percebi que ela tem ido poucas vezes urinar. No dia de hoje foi duas vezes apenas, isso é norma?

    ResponderExcluir
  36. Olá, tenho uma filha de 2 anos e 2 meses, ela não usa mais fraldas. Nos últimos dias percebi que ela tem ido poucas vezes urinar. No dia de hoje foi duas vezes apenas, isso é normal?

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Oi minha filha tem 3 anos ela faz xixi de hora e hora é normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da oferta de líquidos. Nesta idade considere, normal até 8x/dia

      Excluir
  39. Boa noite minha filha tem 2 anos e 6 meses..desfraldei ela faz uns dois meses e a mais ou menos unstrês dias venho notado que ela está fazendo menos xixi as vezes faz só 4 X por dia e a urina está um pouco mais concentrada será q isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A urina está concentrada porque
      Ela está tomando pouca água. Ofereça mais água.

      Excluir
  40. Bom dia Maria José meu filho tem 3 anos é só faz xixi uma vez por dia em quantidade normal porém somente uma vez isso é normal ? Pensei que talvez estivesse bebendo pouca água e passei o dia inteiro incentivando a beber água e mesmo assim só urinou uma vez.

    ResponderExcluir
  41. Oi, boa noite. Minha filha tem 7 meses, e já a algum tempo percebi que ela faz muito pouco xixi, a fralda nunca fica cheia, usa em torno de 4 fraldas por dia, na ultima troca as 20horas ela acorda pela manha, completamente seca, espero uma duas horas para trocá-la. Dia 22 ela foi a pediatra e e ele pediu para pesar cada troca de fralda. Estou mais preocupada ainda pq nunca passa de 35 gramas, as vezes apenas 10 gramas!! Isso não e normal ne!? Semana que vem ela tem retorno. Desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite
    Minha filha de 2 anos e 7 meses está em processo de desfralde. Acontece que desde que começaram as aulas da creche ela não quer mais fazer xixi.. Ela faz as 11:30 aproximadamente e depois do sono da tarde não faz mais, não aceita ir ao banheiro com as profes da tarde. Só faz por volta das 17h 17:30 quando eu a busco. Aí faz umas duas vezes e a noite faz na fralda . Estou preocupada e com medo de drsenvolver infecção urinária. É normal ou devo me preocupar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ofereça uns 500ml de água pra ela. Das 8 até as 17h. +ou- 50 ml por hora. Vai ajudar

      Excluir
  43. Bom dia meu filho tem 3 anos faz 24 hrs que não urina ,há um mês atrás teve o mesmo sintoma fui ao médico fez exame de sangue urina já bati uma ultra-som do time e bexiga e não acusou nada estou desesperada oque faço

    ResponderExcluir
  44. Doutora, boa noite, meu filho de 2 anos no mês de Março apresentou uma infecção urinária, fiz o exame na emergência, o médico receitou 10 dias de Bactrim 10 ml 2 x ao dia, ofereci por 7 dias e ele cospia um pouco do remédio. Notei que após a administração do Bactrim ele passou a urina é 2 a 3 vezes ao dia e a fralda enxuta durante o dia. Após 5 dias ele repetiu o exame e não constatou infecção. Estou muito preocupada, pq ele fazia mais xixi e a noite a fralda chegada vazar. Esse medicamento pode ter comprometido os rins?

    ResponderExcluir
  45. Como fasso a conta do bebê de 6 mesese com 8 kilos quanto deve urina

    ResponderExcluir
  46. Minha filha tem 10 anos com a capacidade da bexiga dela?

    ResponderExcluir
  47. Boa noite, tenho uma filha de 2 anos e foi detectado calculo renal nos dois rins, o urologista pediu exame de urina de 24h, mas estou com muita dificuldade de colher o exame pois minha filha ainda usa fralda. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  48. Boa noite. A minha filha tem 4 anos e meio, faz xixi 3 a 4 vezes por dia no máximo. Não bebe muita água, bebe mais sumo. Mas tenho notado que mesmo bebendo o que bebia antes agora faz menos xixi. Obrigado. Cumprimentos, Tania Santos

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde minha filha tem dois ano esse ano ela teve 4 infecções de urina já 1 ela dicof internada fiz ultra das via urinaruri dela não dei nada estou precupada.ela já saiu da fralda.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia teria como fazer o calculo pra mim de quanto xixi deve fazer por vez um bebe de 8 meses com 9 kilos? Desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  51. Olá, fiz a primeira CIL no meu bebê que tem 1,4 meses, fiz pós micção e a quantidade retirada foi de 110 ml, oq acha da quantidade?

    ResponderExcluir
  52. Olá Dra:Maria José minha bb tem 1 ano e 8 meses e sempre tive uma preocupação muiiiiito grande com o xixi dela, pq sempre achei pouco, só que agora tá menos ainda, ela fez umas 3 ou 4 vezes por dia, tem noite que a fralda e cheia e tem noite que amanhece seca será normal? Eu moro em São Paulo e estou em Alagoas aqui é muito quente é ela não quer beber muita água, será o clima daqui? Mim responda por favor estou preocupada demais!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!