segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Bexiga


Bexiga: uma bolsinha poderosa


A bexiga é um órgão musculomembranoso oco, elástico, em forma de bolsa que está situada atrás do púbis, na cavidade pélvica. Trata-se de um órgão móvel mantido na posição por estruturas adjacentes.
Quando vazia, a bexiga parece um balão vazio, mas à medida que o volume urinário aumenta, ela vai sendo levemente distendida e assumindo a forma esférica, isto é: sua forma altera com o volume de urina armazenada.

Como ela é formada


A parede da bexiga é dotada de musculatura lisa, constituída por três túnicas: uma externa, conjuntiva; uma média, mucosa; e uma interna, muscular. A porção média da camada muscular é formada de fibras dispostas circularmente, enquanto as porções, interna e externa, são constituídas de fibras longitudinais. A mucosa da bexiga é semelhante à do ureter e à da uretra.
Quando a bexiga está cheia, lembrando que sua capacidade de distensão é grande, sua superfície interna fica lisa. O trígono é uma área lisa e triangular localizada na superfície posterior da bexiga que não exibe rugas. Limitado por três vértices: os pontos de entrada dos dois ureteres, os óstios D e E, e o ponto de saída da uretra, o trígono é importante clinicamente, porque as infecções tendem a persistir nessa área.
Na saída da bexiga urinária está o músculo esfíncter chamado esfíncter interno que se contrai, involuntariamente, prevenindo as perdas urinárias. O esfíncter externo que controla, voluntariamente, a eliminação da urina está inferior ao músculo esfíncter envolvendo a parte superior da uretra e permitindo o controle sobre o desejo miccional.

Função


A função da bexiga é receber a urina dos rins a armazená-la. Sua capacidade média de armazenamento varia de acordo com a idade e com o sexo. Nos adultos é de 500 mL. Nas crianças, até 12 anos, devemos usar a fórmula proposta pela ICCS (International Children's Continence Society): (idade X 30) + 30. Esta fórmula é simples, fácil de aplicar e eficaz. Basta multiplicar a idade por 30 e somar mais 30. Ex: uma criança com 5 anos deve urinar, em média, 180 mL por vez. Vejamos: (5 X 30) + 30 = 150 + 30 = 180 mL por micção.
..

6 comentários:

  1. Em uma criança de 3 anos, caso ultrapasse o limite, ou seja, ela urine o dobro do volume, qual o risco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Se esta criança tiver Bexiga Neurogênica, ela precisará de Cateterismo Intermitente Limpo, mas se for uma criança q não tenha nada na bexiga, pode-se mandar ela urinar a cada 4 horas enquanto observa. Se o volume continuar alto, deve-se procurar um uropediatra para melhor avaliação. Lembre-se: a maioria das lesões renais são silenciosas. E... Consultar um Uropediatra não custa nada perto do prejuízo que uma bexiga que não esteja funcionando bem pode causar aos rins de uma criança. Um Pediatra pode avaliar e ver a necessidade de um especialista.

      Excluir
  2. Olá!! Tenho uma filha de 4 anos e desde de os 6 meses ela apresenta dificuldade de urinar, fiz alguns exames q diagnosticou uma incapacidade da uretra de relaxar e isso causa o reflexo o que leva uma retenção de urina. O médico me encaminhou para fisioterapia e essa fisioterapeuta está fazendo estímulo para relaxar essa uretra, e tbm pediu pra eu deixar ela sentir desejo e pedir para urinar, pq eu levo ela a cada 2 horas para esvaziar a bexiga com medo de dar uma infeção. Esse tratamento seria o ideal?

    ResponderExcluir
  3. MINHA FILHA TEM 4 ANOS E MEIO, QUAL O VOLUME DE URINA NORMAL PRA IDADE DELA??

    ResponderExcluir
  4. Minha bebê de 2 anos faz tratamento de disrafia espinhal oculta e na ressonância loncorombosacra, acusou entre outros a bexiga hiperdistendida. Qual seria as medidas médicas a seguir?
    Eu pesquisei que seria drenagem pela uretra, ou pela parede abdominal.

    ResponderExcluir
  5. Olá doutora meu filho tem 8anos,derrepente ele passou a ir ao banheiro várias vezes,tá com 6 dias hoje que ele está com dificuldade de urinar,as vezes sai mas ,outras vezes soum pouquinho,ele diz que ao urinar sente uma dor na barriga,estou desesperado,o que pode ser,meajude,os exames de urina e sangue nao acusa infeccao,ele nao tem febre,e a urina está limpa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!