sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bexiga Neurogênica: Tipos


É só uma ou tem um monte?


Agora que já sabemos o que é uma bexiga neurogênica podemos falar de algumas diferenças que pode existir entre uma bexiga neurogênica e outra.
Uma bexiga neurogênica nunca é igual à outra, mas com o passar do tempo foi observado que mesmo sendo todas diferentes existem algumas peculiaridades entre elas.
Basicamente elas podem ser hipoativa ou hiperativa.


Mas o que é isso?
Temos uma bexiga neurogênica hipoativa quando o músculo da bexiga (detrusor) não contrai. Já vimos que para a urina sair o músculo precisa contrair e o esfíncter externo abrir. Nesse caso quando a urina sai é por transbordamento, ou seja, a urina vaza quando a bexiga está cheia demais e com isso a bexiga vai ficando cada vez maior, pois nunca esvazia corretamente e sempre sobra muita urina dentro dela.
Além disso, podemos ter o crescimento de bactérias e formação de cálculos porque a urina residual (aquela que sobra na bexiga) acumula muco e sedimentos.
Uma vez que o músculo não contrai, a urina sai porque a bexiga está muito cheia, ocorre vazamento (perda por transbordamento). Eu entendo que esta é uma situação bastante assustadora para as famílias, especialmente para as mães, porque elas acreditam que a criança urina naturalmente, o que não é verdade, mas é algo que precisa ficar bem entendido: crianças com bexiga neurogênica não apresentam micção, ato espontâneo e fisiológico de eliminar a urina, elas perdem urina e sem sentir.


Já na bexiga hiperativa o músculo detrusor contrai involuntariamente e independente da bexiga estar cheia ou vazia. Na maioria das vezes temos, nesse caso, uma bexiga pequena por não estar acostumada com grandes quantidades de urina e com paredes grossas, porque contrai o tempo todo e acaba ganhando tônus muscular. Esse tipo de bexiga neurogênica tende a ser acompanhada de Refluxo Vesicoureteral (urina volta da bexiga para os rins) devido às altas pressões que ela trabalha.
Nos dois casos, se não houver tratamento adequado, observamos infecções urinárias recorrentes e sintomáticas que é muito preocupante devido à lesão que pode causar aos rins, além da grande inconveniência da incontinência urinária.
Como descobrir se seu filho(a) tem bexiga neurogênica?
  • Já desconfie se seu filho(a) nasceu com Mielomeningocele ou alguma lesão na medula, entre outras doenças como Esclerose Múltipla e Paralisia Cerebral.
  • Se seu filho(a) faz pouco xixi e em gotinhas
  • Se tem infecções urinárias com sintomas.
  • Se sente dor na barriga.

Se você observar alguns desses sintomas procure um Urologista Pediátrico, ele vai pedir exames, investigar e te ajudar! 
E a Bexiga Neurogênica tem tratamento?
Tratamento sim, já visto em muitos casos com boa recuperação, no entanto a cura é incomum.
..
Colaboração de Suellen Santos.
Obrigada!
..

24 comentários:

  1. boa tarde MARIA JOSE,eu me chamo Carlos Francisco De Souza adiqueri uma doença em 1993 chamada miellite transversa essa lesao na medula me deichou sequelas horriveis para mim,uma delas e a bexiga neurogenica hiperativa ,quando eu tive a doença eu estava com 23 anos hoje tenho 43 anos faço cateterismo de alivio ,mas atualmente nao estou conseguindo segurar a evacuaçao e preciso fazer o uso de fraldas,o meu maior problema e´´ que eu nao sou cadeirante e os medicos nao acreditao na minha historia da minha doença incrivel ne´` mas e´´ a pura verdade,em outubro de 2011 eu adiqueri uma infecçao urinaria muito forte nos exames de urocultura aprensentou uma bacteria chamada de acherichia coli o meu urologista na epoca tratou com antibiotico ciprofloxacino e me endicou que eu começa-se a fazer o cateterismo de 4/4horas e me afastou do trabalho (inss) por que eu sou auxiliar de enfermagem .Enfim gostaria de perguntar a voce sera que eu poderei voltar ao trabalho realizando cateterismo vesical ,com essas perdas de evacuaçao involuntaria por que da cintura para baixo eu me considero uma criança de 04 anos ,e qual medico poderia entender melhor minha doença o urologist ou neurologista muito obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. minha filha fez a cirurgia de urostomia porque ela ja tava num grau que ja estava perdendo o rim esquerdo e o direito ,fora q a bexiga ja tava toda atrofiada e com bixigoma...agora ela esta bem com a urostomia mas meu medo é dela ter que fica assim pra sempre porque o medico dela disse a primeira vez que ela ficaria ate os 12 anos assim mas agora voltou atras dizendo que ficaria pro resto da vida...ela tem apenas 3 anos to desesperada porque eu nao sei o que fazer se alguem souber de algum especialista bom poderia me indicar??sou de piedade -sp mas pela minha filha faço qualquer coisa .abraços

    ResponderExcluir
  4. oi minha filha tem 4 anos e ela tem bexiga hipoativa ela ta em tratamento uas sondagen de 4 em 4h para poder esvasiar a bexiga e faz uso de bactrim e mesilato de dexasozina e eu gosataria de saber se existe outros tratamentos ou ate uma cirugia

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha filha de 02 anos, com sindrome de down, toma anbiótico profilático devido a infecção urinária recorrente. Exames de refluxo na urina e parcial de urina (feito na última semana) normais, mas ela não para de se contorcer (fica com a mãozinha entre as pernas, segurando a fralda e também se deita de bruço se contorcendo). Isso dura o dia inteiro, sem folga, há meses. A noite piora, geme e chora. O estranho é que, ultimamente, tem sido dia sim, dia não. Já fui em muitos médicos...Gostaria de saber se vc pode me auxiliar de alguma forma, se vc já viu isso...

    ResponderExcluir
  6. Boa noite tenho um filho com bexiga neurogenica,com residuo de 90,160 ,usando retemic

    ResponderExcluir
  7. Meu filho tem 4anos,nasceu com anomália anorretal,já fez três cirúrhia na uretra porconta da estenose,faz uso de sonda 4 4veses no dia com residuo de 160,90,80,estou muito preoculpada,msm sendo acompanhado pela nefro,usa cefalexina a maisde 2 anos e msm assim tem enfecção de repetição,usa retemic a um mês mais ñ estou vendo resulado ,o quefaço .?alguém me ajude.

    ResponderExcluir
  8. Oi meu filho nasceu com mielomeningocele. E teve a bexiga neurogenica queria sabe se tem cura ele usa sonda em 6/6 horas sair uns 30 a 40 ml de xixi sera qe ele vai usar sonda a vida inteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível saber. O mais importante é seguir todas as orientações do seu urologista pediátrico.

      Excluir
    2. Impossível saber. O mais importante é seguir todas as orientações do seu urologista pediátrico.

      Excluir
  9. Bom dia minha filha tem 10 meses nunca teve infecção urinária, nasceu com mielo, fiz a exame e acusou refluxo tipo 2. Mesmo ela não apresentando quadro de infecção necessita de sonda. Ah! Sua bexica é hiperativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Necessita esvaziar a bexiga de 4 em 4 horas e acompanhamento rigoroso com o urologista pediátrico para ela não ter problemas nos rins.

      Excluir
    2. Necessita esvaziar a bexiga de 4 em 4 horas e acompanhamento rigoroso com o urologista pediátrico para ela não ter problemas nos rins.

      Excluir
  10. Olá meu filho narceu com Anomalia anorretal , atualmente usa colostomia com um 1an e 4 meses parou de fazer xixi e começamos a sonda de alívio , e agr tivermos a confirmação da "Bexiga Neurogenica " mt triste alguém pra conversa cmg sobre esse assunto . Meu whats 81989105338
    Facebook Amanda Tavares
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente entrar nesta comunidade - Portadores de deficiência
      https://www.facebook.com/groups/343800262372499/?ref=group_header

      Excluir
  11. boa tarde, eu tenho bexiga neurogênica e oque pode ser feito?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Maria José!
    Meu filho nasceu com anomalia anoretal, e teve sua primeira infeccin urinaria com 8 meses. E possível que a manipulação cirurgica para a coreecao da anomalia tenha lesionado os nervos da bexiga?
    Essa cirurgia foi aos 6 meses. E a primeira infecção , dois meses depois.

    ResponderExcluir
  13. Minha filha tem 5 meses e ja ta na 4 infecçao urinaria ultrasom ok exame de sangue ok ja nao sei mais oque fazer

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!