terça-feira, 20 de novembro de 2012

CIL – Detalhes: 3 de 5 - Que cateter usar para fazer o CIL?


Boa pergunta...
A evolução científica, tecnológica e farmacológica tem contribuído muito para que a realização do CIL alcance altos níveis de segurança e qualidade.
Hoje o mercado oferece cateter de vários materiais, vários tamanhos, com ou sem lubrificante, com um ou dois orifícios na ponta, anti-alergênico ou não.
A escolha do cateter deve levar em consideração alguns quesitos como: material, custo e calibre.

Material
A elevada prevalência de sensibilidade ao látex na população portadora de Bexiga Neurogênica fez com que os cateteres usados para CIL sejam fabricados sem látex. A maioria deles é de material siliconado.
Nos casos de cateterização dolorosa ou na presença de estenose uretral devem-se usar os cateteres com revestimento hidrofílico, mais conhecido como pré-lubrificado.

Custo
Varia de menos do que 1 para mais de 15 reais. O preço do cateter depende exclusivamente do material. A aquisição do cateter depende da condição financeira da família ou do Estado. No Brasil, as famílias com baixa renda, recebem o cateter, gratuitamente.

Calibre
O calibre ideal do cateter para realizar o CIL deve levar em consideração a idade da criança, mas no caso das crianças portadoras de Disrafismo Raquimedular, deve-se considerar a necessidade de garantir o esvaziamento vesical natural e com eficácia. Isto é: a urina deve sair naturalmente pelo cateter, sem auxílio de aspiração com seringas ou compressão abdominal para empurrar a urina. No CIL, para que a urina saia naturalmente, o cateter ideal, diferentemente de situações de cateterização eventual, deve ser o mais calibroso possível.  
No nosso serviço, definimos o calibre do cateter da seguinte forma:
Isto tem uma explicação...
Crianças que fazem CIL tem facilidade para formarem sedimentos na urina (parece um pozinho branco, água de arroz no final da drenagem) e somente cateter de maior calibre consegue drenar estes resíduos.
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!