terça-feira, 13 de novembro de 2012

CIL - Da indicação ao treinamento


 II. Da indicação do CIL ao treinamento do cuidador/criança 
 O Cateterismo Intermitente Limpo é a medida preventiva mais efetiva na disfunção vesico-esfincteriana, porém seu emprego modifica o estilo de vida do binômio cuidador/criança, tanto em termos físico quanto psicossociocultural.
A família costuma receber a indicação do CIL como um problema a mais. Na maioria das vezes, sentem-se incapazes e assustadas devido à falta de familiaridade com o procedimento. Cabe ao UroPediatra, ao indicar o CIL, apresentar o procedimento como um ato de amor: 
O enfermeiro ao iniciar a capacitação do cuidador ou da criança deve conhecer os processos de ensino-aprendizagem e utilizar as estratégias pedagógicas pertinentes levando em conta, sempre, que o educador e educando tem posturas ativas e coparticipantes e que o treinamento visa capacitar o cuidador e a criança quanto ao modo e ao motivo da realização do CIL. O binômio mãe/filho precisa sentir segurança e confiança no educador para que ocorra uma aliança entre os mesmos e, consequentemente, garantia de qualidade neste cuidado tão específico.
Neste processo, é fundamental que o educador centre sua orientação técnico-assistencial nos aspectos anatomofisiológico e na técnica de execução do procedimento, sem deixar de fazê-la associada a uma visão mais integral e humanizada do binômio mãe/criança. Respeitar o tempo necessário para a aprendizagem do educando é o primeiro passo para o sucesso do treinamento.
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!