terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cateterismo Intermitente Limpo - Frequência


IV.  Frequência do CIL
Já está bem definido na literatura o valor do estudo urodinâmico no diagnóstico e no seguimento das crianças portadoras de disfunção vesico-esfincteriana. O conhecimento do tipo de disfunção vesical e esfincteriana e o conhecimento das pressões vesicais durante o enchimento e das pressões de perdas urinárias da criança com bexiga neurogênica é que vão nortear a indicação do CIL e a frequência ideal para a realização do mesmo. 
Mas...
Nem sempre os médicos que cuidam destas crianças conseguem realizar o Estudo Urodinâmico e, embasados na avaliação clínica, precisam indicar o CIL. Nestes casos, o diário urinário é o instrumento que, quando realizado com critérios bem estabelecidos, fornece dados significativos para a avaliação clínica do CIL e possível ajuste na frequência do procedimento.
Apesar dos vários estudos, realizados por vários autores, sobre a frequência com que o CIL deva ser realizado diariamente, ainda não se tem um número ideal para todos os pacientes. Sabe-se que ela varia de acordo com o tipo de disfunção vesical, com os níveis de pressão detrusora durante o enchimento e com os níveis da pressão de perda, isto é: o CIL deve ser realizado antes que a pressão detrusora alcance níveis capazes de prejudicar os rins durante o enchimento vesical.
Na falta do estudo urodinâmico, o CIL em crianças portadoras de bexiga neurogênica deve ser realizado de 4 a 5 vezes por dia, com intervalos regulares entre as cateterizações de 4 a 5 horas, respeitando o período noturno, de sono e repouso, que não deve ultrapassar de 8 horas.
O acompanhamento pode ser feito através do diário urinário até que se realize um estudo urodinâmico.
..

2 comentários:

  1. gislaine fernandespereira3 de maio de 2014 às 05:13

    Quais os problemas,que podem ocorrer apos a cirurgia de mitrofanoff,e meu filho corre risco de outros problemas,ele foi operado em julho do ano passado,e tenho algumas duvidas,ele e uma criança especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Gislaine!
      Não dá pra responder só com esta informação. Ligue para mim: (11) 97075-5157

      Excluir

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!