sábado, 25 de maio de 2013

1 - Sondagens vesical de Demora, de Alívio e Limpa


         Enfrentar o dilema de precisar de ajuda para esvaziar a bexiga não deve ser nada fácil para as crianças que precisam de algum tipo de cateterização vesical principalmente porque a multiplicidade de informações deve deixar os pais e familiares maluquinhos, rs..
        ‘Bora lá’ conhecer um pouquinho mais:

       # O que é sondagem vesical?
       # Qual a diferença entre sonda e cateter?

       Sondagem: introdução de um tubo no organismo, através de um canal natural ou não, com a finalidade realizar uma investigação diagnóstica ou introduzir ou remover algum tipo de líquido.
Sonda para Cistoscopia

       Cateterização: introdução de um cateter, também tubular, no organismo, através de um canal natural ou não, com a finalidade de introduzir ou remover algum tipo de líquido.

       Sondagem vesical ou cateterização vesical: introdução de uma sonda ou cateter até a bexiga, através da uretra ou de um conduto vesicocutâneo continente (Mitrofanoff, Monti ou Macedo’s Pouch), com a finalidade de infundir alguma substância ou realizar uma investigação diagnóstica ou, simplesmente e mais comum: esvaziar a bexiga. Isto é: alguns medicamentos precisam ser aplicados diretamente na bexiga com a utilização de um cateter, a bexiga precisa ser cateterizada para ser examinada, como no Estudo Urodinâmico com a utilização de um cateter de duplo lúmen e a bexiga pode precisar de uma cateterização para ser esvaziada.
         Portanto, a diferença entre sonda e cateter não implica em mudança no procedimento da cateterização porque os cuidados, ao cateterizar uma criança com uma sonda ou um cateter, devem ser os mesmos.
       ..
       Em breve:
# Por que os profissionais da saúde usam termos diferentes, técnicas diferentes, materiais diferentes?  
# Qual a diferença entre Sonda Vesical de Demora (SVD), Sonda Vesical de Alívio (SVA) e Cateterismo        Intermitente Limpo (CIL)?
         ..

7 comentários:

  1. muito boa colocação...tudo isso é muito util quando descobrimos as nossas novas tarefas na vida de nossos pequenos,todas as informações quanto a higiene e cuidados são bem vindas.parabens pelo post.bjos mamãe Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Re!
      Tenho tentado ser fiel às necessidades de vcs, rs..
      Tomara q eu consiga! Aceito sugestões tb, viu!!

      Excluir
  2. No uso de SVD em criança, as sondas vem com fio guia. Qual a melhor hora para tirar e manter o sistema estéril? Antes de passar a sonda já conectar no coletor e depois retirar o fio guia ou apos passagem retirar o fio guia e só depois conectar a bolsa coletara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A literatura não traz recomendação específica. No nosso serviço, passamos o cateter, removemos o fio guia e em seguida, adaptamos a bolsa coletora.

      Excluir
    2. A literatura não traz recomendação específica. No nosso serviço, passamos o cateter, removemos o fio guia e em seguida, adaptamos a bolsa coletora.

      Excluir
  3. No uso de SVD em criança, as sondas vem com fio guia. Qual a melhor hora para tirar e manter o sistema estéril? Antes de passar a sonda já conectar no coletor e depois retirar o fio guia ou apos passagem retirar o fio guia e só depois conectar a bolsa coletara?

    ResponderExcluir
  4. No caso do catéter com fio guia, no seu serviço, vocês insulflam o balonete antes ou após a retirada do fio guia?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!