segunda-feira, 27 de maio de 2013

3 – Sondagens vesical de Demora, de Alívio e Limpa

         

         # Qual a diferença entre Sonda Vesical de Demora, Sonda Vesical   
          de Alívio e Cateterismo Intermitente Limpo?

         Nenhuma e muitas.
         O objetivo dos tipos de sondagem vesical é o mesmo: esvaziar a bexiga. No entanto, ‘esvaziar a bexiga’ é o principal ponto em comum entre estes 3 tipos de cateterização.
         A indicação do procedimento e o tipo de material utilizado são diferentes, mas o que mais incomoda a família da criança que precisa ser cateterizada é a técnica para a realização das sondagens.
         A maioria das famílias quando busca capacitação para realizar o CIL já vivenciou, em algum momento, experiências com Sonda Vesical de Demora e com Cateterismo Vesical de Alívio e costuma trazer na bagagem o pior destas experiências.

         Algumas considerações:
  • O trato urinário é estéril – livre de micro-organismos.
  • Se o trato urinário é estéril, a técnica para introduzir um cateter no trato urinário deve ser asséptica.
  • Ao ser submetido à cateterizações regulares, a urina será colonizada.
  • CIL é um tipo de cateterização regular.
  Portanto...
         Sondagem Vesical de Demora – É o tipo de sondagem vesical mais utilizado. Neste caso a sonda permanece no trato urinário e é conectada a uma bolsa coletora para coletar a urina do paciente. A SVD tem indicação bastante restrita, deve ser evitada sempre que possível e deve ser removida assim que puder. Este procedimento precisa de técnica asséptica porque a técnica asséptica permite a criação de ambientes esterilizados, com a finalidade de evitar o risco de infecções.
Sonda com coletor fechado
         Sondagem Vesical de Alívio – É um tipo de sondagem vesical com indicações mais restritas ainda. Consiste de uma cateterização vesical com cateter siliconado (Sonda Uretral) para esvaziar a bexiga, injetar medicamento ou colher urina estéril para exame. Procedimento que deve ser realizado com técnica asséptica e em situações especiais.
Cateter uretral
         CIL – É um tipo de sondagem vesical especial. O CIL tem indicação específica, população específica, material específico e técnica específica. O nome do procedimento já o descreve: intermitente e limpo. Este procedimento não precisa de técnica asséptica porque, por tratar-se de cateterização regular, a urina tende a ser colonizada. Isto é: a urina aprenderá a conviver, em harmonia, com alguns micro-organismos o que justifica a preocupação do Urologista Pediátrico em tratar a criança doente e não o resultado de urina positivo.
CIL
         ..
         Em breve:
         # Como eu faço para respeitar os intervalos do CIL?

         ..


13 comentários:

  1. tem algum problema se passarmos a sonda em três em três horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema, não tem. Mas... Por que vc precisa fazer o CIL de 3 em 3 horas?

      Excluir
  2. Fui visitar uma criança usando fralda e a svd, o ducto por onde sai o líquido estava da fralda em direção ao umbigo, pode isso? Não teria que ser na lateral da perninha? Era menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode e deve. Cateteres urinários fixados na perna, limitam os movimentos do paciente e irritam o meato uretral.

      Excluir
  3. Bom dia,no exame urotrocistografia miccional,que tipo de sondagem é utilizado?Qual profissional apto para realizar a sondagem?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,colega de profissão gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer para visualizar o meato urinário de recém nascido,pois realizo a técnica, porem muitas vezes não consigo visualizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo. Temos que nos apoiar na anatomia, isto é: o meato uretral está, sempre, imediatamente sobre a parede superior da vagina.

      Excluir
  5. Oi boa noite. Eu gostaria de saber qual sonda é a mais usada quando um recém nascido faz uma cirurgia e quanto tempo ele pode ficar com a sonda. É normal ficar 2 semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da cirurgia. Pode ser de 4 a 18, 20 Fr. Quanto ao tempo de permanência, tb depende da cirurgia, mas pode ficar até 6 meses sem trocar, se for de silicone

      Excluir
  6. Meu bebe tem valvula de uretra posterior e usa uma sonda de demora que é trocada a cada 7 dias.

    ResponderExcluir
  7. meu filho está com svd em pos operatorio de hipospadia,sente muita dor é normal?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!