domingo, 26 de maio de 2013

2 - Sondagens vesical de Demora, de Alívio e Limpa


Por que os profissionais da saúde usam termos diferentes, técnicas diferentes, materiais diferentes?  
         Em agosto de 2005, a maior e melhor revista científica de urologia, The Journal of Urology, publicou um artigo que conta sobre o uso de sondagem vesical desde o Império Bizantino, há quase 2 mil anos (Journal of Urology. 174(2):439-441, August 2005.).
         Naquela época a sondagem vesical era um grande avanço médico. A medicina evoluiu muito, mas... Apesar de, a cateterização vesical ser um procedimento corriqueiro nos dias atuais, os mitos e verdades sobre este procedimento ainda são muito conflitantes e a principal fonte deste conflito é a Infecção Urinária.

         Vilã ou mocinha?
         Para os profissionais não ligados à Urologia e/ou sem experiência com pacientes urológicos, a Infecção Urinária é a grande vilã. Estes profissionais, baseados em estudos sérios, defendem que a urina é e precisa ser estéril (livre de micro-organismos) independente da condição clínica apresentada pelo paciente.
         E... Nós, os profissionais que trabalham com pacientes com doenças urológicas, sabemos que, apesar dos excelentes protocolos elaborados pelos órgãos controladores de infecção baseados em evidência científica, vivemos em um mundo de exceções.
         Isto é: muitas de nossas crianças têm doenças urológicas que necessitam de procedimentos cirúrgicos que levam à exposição de parte do trato urinário sem prejuízo para o paciente. Um bom exemplo desta situação é a Vesicostomia, uma derivação urinária caracterizada pela comunicação direta do músculo da bexiga com a pele, deixando assim, a bexiga e a urina em contato direto com o meio externo. Vale lembrar que a principal indicação da Vesicostomia é a Infecção Urinária de repetição em crianças muito pequenas para serem submetidas a procedimento cirúrgico definitivo.
         Por isso, principalmente, ocorre esta diversidade toda de informações contraditórias entre os profissionais da saúde quando o assunto é sondagem ou cateterização vesical.

         Minha dica:
         ..
         Em breve:
         # Qual a diferença entre Sonda Vesical de Demora (SVD), Sonda               
           Vesical de Alívio (SVA) e Cateterismo Intermitente Limpo (CIL)?
         ..

5 comentários:

  1. Adorando as novidades!!!
    Bjs, Carla e Vitória - Santos-SP

    ResponderExcluir
  2. AIAI EU NÃO LEIO, EU DEVORO...KKKKKK SOU SUA FÃ MARIA JOSÉ...SEMPRE

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Tenho uma criança de 6 anos com mielomeningocele e infecção continua. Os urologistas não conseguem curar essa infecção poriso ele nunca fez urodinamica. Ele sente bastante dor😥
    Eu gostaria de consultar ele com o dr Antônio macedo. Moro no interior de GOIÁS.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar, perguntar, criticar ou elogiar. A casa é sua!